CARTA ABERTA DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB/ES)
Publicado em 17 de fev de 2022, por PSB ES
Democracia não é exclusão!
Carta aberta do Partido Socialista Brasileiro (PSB/ES)
Fundado oficialmente em 1947, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) sempre lutou contra todas as manifestações de autoritarismo. Uma luta que custou a vida de lideranças e militantes e contribuiu de modo decisivo para a implantação e fortalecimento da democracia que temos hoje no Brasil. Mesmo nos tempos mais duros da ditadura militar, jamais se viu um líder socialista curvado diante do poder, assim como nunca houve acordos do partido com as forças reacionárias colocadas na extremidade direita do leque ideológico.
Renato Casagrande, além de governador do Espírito Santo, é secretário geral do PSB. Como socialista, pautou toda a sua vida pública pela defesa intransigente da democracia e pela luta por igualdade de direitos para o povo brasileiro. Uma luta que já conta 34 anos, desde a sua filiação ao partido do qual nunca se afastou. E como democrata histórico, comprometido com a efetiva construção de um país de todos, Renato Casagrande sempre esteve aberto ao diálogo com as mais diferentes forças políticas do país. O que não significa, de modo algum, compactuar com ideias e práticas opostas àquelas que forjaram suas convicções pessoais, seu caráter e sua trajetória.
Por tudo isso, causa estranheza a maneira raivosa, autoritária e desrespeitosa com a qual algumas lideranças no campo da esquerda trataram um encontro público e protocolar do governador com o ex-ministro e atual candidato à Presidência da República, Sérgio Moro. Afinal, democracia não é exclusão; é diálogo. E é justamente na ausência de diálogo que os ditadores se afirmam.
Casagrande é um governador eleito por vasto leque de alianças, com o compromisso de governar para toda a sociedade. É o que vem fazendo desde a posse, e só a proximidade das eleições estaduais pode explicar a conduta dos que tentam se apresentar como guardiões da pureza ideológica. Afinal, ataques como este servem apenas a quem deseja manter o ambiente de radicalização cega no qual o país foi mergulhado. Um ambiente que impulsionou a escolha desastrosa e cruel que tanto mal vem fazendo ao Brasil.
PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO-ES