Com o Estado Presente, Espírito Santo registra menor número de homicídios em quase 30 anos.
Publicado em 30 de jun de 2025, por PSB ESVitória, ES – Em 2024, o Espírito Santo alcançou um marco histórico: foram registrados 852 homicídios, o menor número desde 1996 e o primeiro ano com menos de 900 assassinatos desde o início da série histórica . Esse resultado representa uma queda de 12,8% em relação ao ano anterior, quando houve 976 homicídios, e coloca a taxa estadual em 20,8 homicídios por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional (24 por 100 mil).
A revolução na segurança pública capixaba não se deu apenas pela repressão policial. O programa Estado Presente em Defesa da Vida, implementado desde 2011, tem se consolidado como eixo central da política de segurança:
-
Reforço contínuo das forças policiais, com investimento em efetivo, tecnologia de ponta, inteligência artificial e modernização da Polícia Científica.
-
Ações sociais voltadas a populações vulneráveis, reduzindo a influência do crime em áreas periféricas .
-
Aumento nas apreensões de armas: em 2024, mais de 3.700 armas foram retiradas de circulação, incluindo fuzis e carabinas — instrumentos responsáveis por 78 % dos homicídios .
-
Integração das instituições: o programa envolve forças policiais, Ministério Público, Judiciário e secretarias de assistência social .
Impactos regionais e reconhecimento social
As quedas nos homicídios foram especialmente expressivas no Norte do estado (-25,8 %) e na região da Grande Vitória (-12,7 %), juntas responsáveis por 119 vidas salvas em 2024. Oito municípios sequer registraram mortes violentas no ano — destaque para Muqui, com 1.266 dias sem homicídios.
Afinal, é o jeito PSB de governar
O governador Renato Casagrande (PSB) fez questão de recordar o ponto de partida: em 2011, o estado registrou mais de 2.000 homicídios, com taxa superior a 52 por 100 mil habitantes. O novo patamar, agora abaixo dos 900 casos, reforça os resultados duradouros de uma liderança comprometida com políticas integradas de segurança.
A partir de 2025, o foco será a interiorização dos avanços e o enfrentamento de desafios persistentes, como o aumento nos casos de feminicídio – que, embora recentes em crescimento, receberam respostas estruturadas com a criação da Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU)
O Espírito Santo vive uma virada histórica na redução da violência, resultado de uma estratégia robusta e coordenada que combina repressão eficiente, prevenção social, valorização profissional e tecnologia. Esse modelo, embasado no Estado Presente, destaca-se como o jeito PSB de governar: valorizando vidas, com responsabilidade social e resultados concretos.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DO PSB-ES
27 996314580