Notícias

ELEIÇÃO DA NOVA EXECUTIVA DO SEGMENTO DE MULHERES DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB/ ES 22/25

Publicado em 02 de abr de 2022, por PSB ES

Delegadas e Mandatárias elegem a chapa Unidas para vencer para a nova executiva de Mulheres do PSB.

Uma eleição que teve debates acirrados e o plenário se mostrou soberano elegendo a chapa 02 com 44 votos a 01, de tirar o fôlego! Tendo como abstenção 05 votos.

A eleição da Nova Executiva do Segmento de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro – PSB/ ES 22/25 e a prestação de contas foi realizada na noite da última sexta-feira, 25, no Salão de Eventos do Hotel Serra Grande, localizado à Serra/ES. Por 44 votos a 01 venceu a chapa 02. Votaram 44 delegadas e mandatárias.

Participaram do pleito eleitoral duas chapas, a Conecta Mulheres encabeçada por Alcenir Maria da Cruz Rocha, de Guarapari e Unidas para vencer com Sonia Cléia Damasceno.

Tudo perfeito, o cerimonial que pensou nos mínimos detalhes, o jantar com um cardápio à base de churrasco, música boa, a uma disputa onde quem de fato venceu foi a democracia.

O Congresso das mulheres socialistas contou com a presença da secretária, vice-governadora, e Presidente da Comissão Eleitoral, Jacqueline Moraes, o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, a deputada estadual Janete de Sá, que anunciou a sua volta ao partido, vice-prefeitas de Vila Valério e Alfredo Chaves, a presidente do PSB Municipal da Serra, Márcia Lamas e diversas vereadoras socialistas, além das delegadas. Um plenário repleto de mulheres de vários municípios do Espírito Santo.

A Chapa Conecta Mulheres não ficou satisfeita com a eleição e disse que vai entrar com recurso junto a Executiva Estadual e Nacional para tentar reverter a votação esmagadora. Em tempo, divulgou uma carta aberta contestando a eleição, que foi decidida no plenário.

A presidente da Comissão Eleitoral, Jacqueline Moraes fez um belíssimo discurso na abertura da eleição, lembrou das conquistas ao longo da sua gestão na Secretaria e pontuou os desafios. Em tempo, fez a sua prestação de contas do mandato que se encerra com a posse da Nova Executiva.

“Mais uma vez o PSB e principalmente o seguimento de mulheres mostra a força da democracia, do respeito às orientações democráticas que nós temos onde foi estabelecida a eleição, tendo duas chapas concorrendo e elegendo uma chapa nova, com novo quadro de mulheres, dando uma oxigenada a todo grupo que trabalha para as mulheres no PSB com a proposta de ampliar as formações. Já temos resultado positivo, nós tínhamos duas vice-prefeitas e três vereadoras, e hoje temos 18. O que nos mostra que é possível fazer gestão com competência, tranquilidade e fortalecendo a democracia”, ressaltou Jacqueline.

O presidente do PSB estadual, Alberto Farias Gavini Filho, registrou presença no Congresso e destacou que é o momento de renovar as diretorias.

Sexta-feira, foi o dia da renovação do seguimento de mulheres, sábado todos os seguimentos do PSB renovaram as suas diretorias e domingo, o próprio PSB renovou seu diretório e sua comissão executiva estadual. Um belo evento democrático, as companheiras vieram de todos os lugares do estado do Espírito Santo para este momento tão importante na construção da democracia”, frisou Gavini.

Muito feliz com o resultado a nova secretária estadual eleita, Sonia Damasceno falou com exclusividade à Reportagem. “O trabalho será bastante, mas a vontade de fazer será maior do que o trabalho que a gente espera ter. Estamos vindo com gás, com energia, eu acredito e tenho certeza que esta nova diretoria está oxigenando o partido, para a secretaria de mulheres que há muito tempo a gente não via, porque são todas mulheres muito guerreiras. São mulheres que vieram realmente da militância, mulheres que na eleição passada estavam segurando bandeira, então ela sabe da realidade do seu município, isto é muito importante para nós”, salientou Sônia.

Na oportunidade, Sonia adiantou que obedecendo o estatuto e o regimento interno, uma das primeiras coisas que ela pretende fazer na secretaria é criar pelo menos mais quatro coordenações. “Uma coordenação da região sul, uma da região norte, uma da metropolitana e principalmente, uma coordenação de apoio social, porque hoje as mulheres do partido precisam deste apoio social, muitas delas estão passando necessidades dentro do seu município, ou é com um exame que ela não consegue fazer, a marcação de consulta em Vitória, ou é com cesta básica que está precisando. Esta coordenação social vai poder filtrar estas demandas. E as outras coordenações vão trazer a realidade pra gente mais próxima, porque a gente fica muito distante destes municípios. Quando a gente tem estas coordenações, a gente humaniza, traz para perto, é isso que eu quero. Oficializando a posse, vamos começar a rodar os municípios para conhecer a realidade de cada secretaria e criar novas secretarias onde não existe. A nossa meta maior é aumentar o número de secretarias nos municípios e dar total empoderamento a elas, levando políticas públicas de qualidade, levando conhecimento, qualificação profissional, vamos fazer uma educação política”.

O resultado da eleição, segundo a secretária eleita, é de muito trabalho. “Foi um recado, chega destas pessoas que estão na secretaria há muito tempo achando que a cadeira é efetiva, como se fosse perpétua. Nós estamos em uma democracia, o voto é o meio mais forte da gente demonstrar, a eleição foi isso. As mulheres demonstraram isso, que está na hora desta mudança, e o plenário é sempre soberano, independentemente de qualquer coisa, quem manda é o povo”, encerrou Soninha.

Mulheres empoderadas e corajosas

A deputada Janete de Sá de volta ao PSB por onde esteve durante 10 anos e por duas vezes eleita no partido falou da importância das mulheres se unirem, disputarem, e conversarem sobre política.

“Um número expressivo de mulheres que tem vez e espaço para fala, mulheres empoderadas e corajosas. Eu estou encantada quando eu me desliguei lá atrás do PSB para poder assumir a presidência do outro partido, nós não tínhamos este tanto de mulheres, como evoluiu este trabalho de trazer mulheres para o PSB, a nossa vice-governadora Jacqueline atuou muito no sentido de encorajar as mulheres de se candidatarem e hoje ter 18 vereadoras eleitas pelo PSB, isso é uma vitória espetacular, grandiosa e extraordinária. Eu quero vir somar as estas mulheres e estes homens que têm sido um diferencial na política do Espírito Santo e no país para prosseguir fazendo as mudanças que são necessárias na nossa sociedade, as políticas públicas para aqueles setores que mais precisam para aqueles setores que mais precisam de oportunidade e de políticas e venha trazer mais equidade nessas relações para que a gente possa andar a passos largos num processo de transformação desta sociedade, de forma que ela venha atender uma parcela muito mais significativa da população”, ressaltou a deputada Janete de Sá.

A nova secretária é de Fundão

Sonia Cléia Damasceno, é casada, mãe de três filhos: Sâmia, Emanuel e Davi. É formada em técnico de Contabilidade e gestão pública, trancou a faculdade de fisioterapia.
Sonia sempre participou da política como militante e como cabo eleitoral iniciando no bairro Jardim Limoeiro na Serra com o saudoso “Guarda Belo” / PSB. Em 2016, foi convidada a ser candidata a vereadora pelo partido PR – 44 e topou o desafio ficando como suplente no município de Fundão.
Em 2017, foi convidada pelo deputado Bruno Lamas a se filiar no PSB, como era o partido que ela mais se identificava por sua ideologia e filiou-se, deste então tem sido um aprendizado constante, segundo ela. “Me tornei a primeira mulher a presidir o diretório do PSB em Fundão, onde realizamos vários eventos de filiações. Em 2020, fui novamente convidada a vir candidata a vereadora ao qual pude realizar novamente uma bela caminhada, não fui eleita, mas conquistei a suplência. Como presidente do diretório fizemos o prefeito e dois vereadores, então, eu acho que tivemos muitas conquistas”.
Sempre envolvida nas questões partidárias e ativa dentro do seguimento das mulheres onde esteve participando de grandes debates e na construção do planejamento estratégico da mesma.

Edifício Madeira - R. Pedro Carlos de Souza, 84 - 6º andar
Ilha de Santa Maria, Vitória - ES, 29051-050
(27) 3322-1005 | psbes40@gmail.com