Notícias

Presidente do PSB-ES fala sobre os rumos do partido e anuncia novidades para 2021 e 2022.

Publicado em 31 de ago de 2021, por PSB ES

Inauguramos hoje nosso novo site, dando início a série de entrevistas com as lideranças do PSB capixaba. Nosso primeiro entrevistado é o presidente estadual do PSB-ES, Alberto Gavini.

 

O PSB capixaba sempre esteve conectado e preocupado em divulgar os conteúdos e informações, nesse momento o partido está lançando um novo site, uma plataforma já conhecida e bem utilizada. Por que um novo site e quais novidades podemos esperar dele?

AG – Usamos bem nossas redes sociais, porém nosso site estava defasado. Buscamos um design mais intuitivo, dentro da nossa nova identidade visual, com uma estrutura que proporcione maior acessibilidade, velocidade e que seja responsivo, ou seja, que possa ser acessado com rapidez em diferentes dispositivos: celular, computador, tablet.

De novidade, traremos uma série de entrevistas com todas as nossas lideranças partidárias e mandatários. O site também será nosso braço educacional na formação política, reunindo os materiais, links e vídeo aulas. Inclusive, o material da autorreforma do PSB também está disponibilizado no nosso site para download.

O site é só mais uma ferramenta, queremos que nossa militância esteja cada vez mais atuante e conectada em nossas redes, sendo divulgadores digitais: seguindo, compartilhando e comentando nossas postagens no site, youtube, facebook, twitter e instagram.

A pandemia do novo Coronavírus, impactou dimensões da sociedade que vão desde a vida privada do cidadão até as instituições políticas da democracia representativa. Os partidos políticos foram igualmente impactados e passaram por eleições municipais durante o período pandêmico anterior a vacina. Enquanto presidente de um dos maiores partidos do Espírito Santo, quais ações foram tomadas e como o partido se organizou para conseguir manter as agendas eleitorais e partidárias?

AG – Desde o início, ainda em março de 2020, tomamos atitudes para que as atividades do partido não fossem paralisadas. Nos organizamos e passamos nossas reuniões para plataformas virtuais, que foram bem aceitas pela militância e com grande número de participantes. Nossas lives semanais chegavam a bater o número de 200 espectadores simultâneos e realizamos 22 reuniões com os presidentes dos diretórios municipais e diversas reuniões com os segmentos sociais do PSB.

Durante as convenções partidárias, em setembro de 2020, mesclamos convenções presenciais, nos municípios que estavam sob baixo risco e com os protocolos sanitários exigidos, com convenções semi virtuais. Sempre observando as necessidades de cada município. Dessa forma conseguimos cumprir nossas agendas sem prejuízos políticos e com um bom resultado nas urnas. Elegemos 13 prefeitos, 114 vereadores e 10 vice-prefeitos.  

Iniciamos o ano de 2021 com uma campanha de filiação que agregou peças de marketing e divulgação a estratégias de logística para que qualquer cidadão interessado possa se filiar de forma presencial ou digital.

A formação política sempre foi um dos braços do partido através da Fundação João Mangabeira – FJM. O PSB capixaba tem investido nesse tipo de  formação? Quais cursos tem oferecido e qual impacto isso tem para a política capixaba?

AG – Sim, o PSB sempre esteve atento à qualidade dos políticos que formamos e a FJM é nossa aliada nesse sentido. Em 2019 realizamos alguns seminários com esse intuito, sempre trazendo ao debate, temas de interesse público. Em 2020 aproveitamos para  estruturar um curso que pudesse ser realizado de forma híbrida (presencial e online) voltado para os nossos vereadores eleitos. Assim, em abril de 2021, demos início ao Formaves, uma realização em parceria com Fundação João Mangabeira, que entra agora na segunda fase, com aulas presenciais. E para quem quiser conhecer melhor o curso, o material didático já está disponível em nosso novo site.

Faltando pouco mais de um ano para as Eleições 2022, partidos e candidatos começam a se preparar para concorrer aos cargos que estarão em disputa. Como o PSB-ES está se organizando e quando se iniciam os congressos?

AG – Temos um partido forte, com quadros importantes à frente do nosso Estado e realizando um trabalho de reconhecimento público. A começar pelo Governador que muito tem feito e trabalhado para o nosso povo. Isso nos credencia enquanto partido e inspira que bons nomes se coloquem à disposição do partido para concorrer ao pleito, incluindo o próprio Governador, Renato Casagrande que poderá concorrer à reeleição.

A eleição para deputados federais e estaduais também é muito importante para o partido e permanecendo a legislação atual, devemos lançar 20 candidatos para a Câmara Federal e 60 candidatos para deputado estadual, ou seja, teremos chapa completa.

A partir do dia 1º setembro a 20 de dezembro, acontecerão os Congressos Municipais do PSB em 2021  os Congressos Estadual e Nacional já tem data marcada: nos dias 19 e 20 março o Estadual, já o Congresso Nacional nos dias 28 e 29 de abril. Importante que os filiados procurem os seus diretórios e participem dessa atividade de extrema relevância para o fortalecimento dos ideais do nosso partido.

Edifício Madeira - R. Pedro Carlos de Souza, 84 - 6º andar
Ilha de Santa Maria, Vitória - ES, 29051-050
(27) 3322-1005 | psbes40@gmail.com