PSB-ES ENTREVISTA PROFESSOR JÚNIOR BOLA
Publicado em 18 de out de 2024, por PSB ESNa semana em que celebramos o Dia do Professor, o PSB-ES tem a honra de entrevistar Junior Bola, professor, filiado ao partido e membro ativo do diretório municipal do PSB em Vila Velha. Com uma trajetória marcada pela dedicação à educação e ao fortalecimento da política como ferramenta de transformação social, Professor Júnior Bola se destaca como uma voz importante na defesa de uma educação pública de qualidade.
Nesta entrevista, ele compartilha suas reflexões sobre os desafios enfrentados pelos educadores, o papel do PSB na formulação de políticas públicas para a educação e como a formação política nas escolas pode contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa.
PSB-ES: Como educador e filiado ao PSB-ES, quais são as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, nessas duas gestões, que você acredita terem sido essenciais para a melhoria da educação em nosso estado?
Prof.º Júnior Bola: Gostaria de destacar a criação da Universidade Estadual (UniversidadES) que, além de um sonho antigo, ampliou ainda mais as oportunidades para ingressar em um curso superior através de uma via pública.
A ampliação do intercâmbio Internacional de Jovens do ensino médio também é uma política a ser destacada pois oportuniza nossos alunos selecionados de vivenciar novas culturas, tecnologias e absorção de conhecimentos de forma empírica para que possam aplicar em suas carreiras futuras.
PSB-ES: O PSB defende a educação como um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico. Na sua visão, como podemos integrar melhor educação e inovação tecnológica nas escolas públicas do estado?
Prof.º Júnior Bola: O desafio para nós professores está posto neste século, porém, defendo o indelével papel do Professorado que, acredito, não será superado pelas IAs (Inteligências Artificiais) tão cedo. Trazer as ferramentas e/ou tecnologias disponíveis para o contexto da sala de aula é fundamental e inevitável para adequação e inclusão no aprendizado, mas, sempre capitaneado pelos docentes dentro de suas expertises.
PSB-ES: Você é um defensor de causas ligadas à educação e também um membro ativo do diretório municipal do PSB em Vila Velha. Como sua atuação política influencia suas atividades como professor e vice-versa?
Prof.º Júnior Bola: O Professor Júnior Bola tem uma história oriunda dos movimentos estudantis no início da década de 1990. Há 32 anos, ingressei na sala de aula trazendo comigo essa bagagem do movimento Caras Pintadas dentre outras lutas e pautas à época. Com o passar dos anos, vieram as experiências politico-partidárias e as candidaturas a Deputado Estadual, Vice-prefeito e agora em 2024 a Vereador. Soma-se a isso, ter ocupado os cargos de Subsecretário de Educação em Vila Velha (2017-2018), Subsecretário Estadual de Direitos Humanos (2019-2023) e Subdiretor da Consultoria Legislativa da ALES (2023-2024). Sempre levei a experiência da Sala de Aula para meus ambientes de Trabalho, a escuta, a pluralidade de pensamentos e particularidades dos indivíduos e sempre funcionou muito bem na construção de Legados e no relacionamento com as equipes que tive a honra de trabalhar. Com certeza, as experiências públicas também enriqueceram meu arcabouço na sala de aula, pois, as disciplinas que ministro (Geografia e Geopolítica) sintetizam muito as vivências com os grupos sociais, as mazelas encontradas e as práticas desenvolvidas em busca de uma melhor solução e medida mitigadoras. Como sempre digo aos alunos, nos cargos públicos, querer é diferente de poder, mas pra poder, tem que querer muito.
PSB-ES: Quais são os maiores desafios que os professores enfrentam hoje em dia, e como o partido pode atuar para fortalecer as políticas de valorização e proteção da carreira docente?
Prof.º Júnior Bola: Os maiores desafios encontrados pela classe ainda são a valorização financeira justa, o reconhecimento profissional em diversos aspectos e a competição com o mundo informacional que muitas vezes trás falsas informações aos alunos. Isso tem trazido muitos problemas em sala de aula, pois, por diversas vezes nosso conhecimento e estudo de longa data são colocados em xeque.
O partido, cuja estrutura é formada pelos segmentos, deveria estudar a possibilidade de constituir nesse âmbito um “Segmento da Educação” e construir os programas de governo para a educação ouvindo seus membros e filiados(as) docentes que com segurança tem muito a contribuir.
PSB-ES: A formação política dos jovens é uma pauta relevante. De que forma, como professor e militante do PSB-ES, você enxerga o papel das escolas na construção de uma sociedade mais participativa e politicamente consciente?
Prof.º Júnior Bola: A principal ferramenta seria a retomada dos Grêmios Estudantis nas escolas e as formações políticas nessa base. Isso se perdeu nesse século e afastou os estudantes das lutas e das pautas primordiais que forjaram lideranças históricas em nosso país e no próprio PSB. Espero que em instâncias administradas pelo PSB isso possa ocorrer em consonância com nossa história Socialista, humanitária e de exemplares Gestões em todo o Brasil.
Comunicação PSB-ES
Responsável: Mariana Mansur Buffon
27996314580