PSB-ES NA LUTA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Publicado em 26 de jul de 2021, por PBS ESNo Brasil, a cada 4 minutos uma mulher é agredida por ao menos um homem e sobrevive.*
Em 2017 houve 4.396 assassinatos de mulheres no país.**
Falar de violência contra mulher e feminicídio no Brasil, não pode ser uma tarefa exclusiva das mulheres, mas de toda a sociedade.
Homens, jovens e principalmente os segmentos sociais organizados precisam incluir o assunto em suas pautas e se unirem às campanhas que que tenham por objetivos conscientizar a população pela diminuição desses índices de violência.
O Movimento Popular Socialista do PSB-ES, está engajado nessa luta e participou dos 16 dias de ativismo, campanha da ONU de combate a violência contra a mulher.
Campanha do Laço Branco
Denominada Campanha do Laço Branco, devido a um crime ocorrido no dia 6 dezembro de 1989, em que um estudante assassinou 14 mulheres numa sala de aula do curso de engenharia, em Montreal no Canadá. A ONU e o mundo, sensibilizados com tal crime de feminicídio, criaram a campanha que hoje é apontada como uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas para a temática do envolvimento de homens com a violência contra a mulher.
Iniciada no dia 20 de novembro, a campanha finalizou ontem, dia 10 de dezembro, porém a missão de lutar pelo fim da violência contra as mulheres não se encerra aí. “Precisamos ser incansáveis e lutar durante os 365 dias no ano, seja através de mudanças em nosso comportamento enquanto homens, seja através de instrumentos organizados da sociedade como MPS.” Afirma Mario Cesar Moreira (Mário Negão), Secretário Estadual do MPS-ES do PSB-ES e Subcoordenador Nacional de Relações Públicas Internacionais do MPS Nacional.
PSB-ES na campanha do Laço Branco
O PSB-ES, através de seus segmentos, participou no último domingo, dia 08 de dezembro, da “Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres”, na orla da Praia de Camburi.
A iniciativa, promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil, contou com a participação, além dos segmentos do partido e da sociedade em geral, com o apoio do Governo do ES, através da Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da Vice Governadoria que esteve representada pela Vice Governadora Jaqueline Moraes que conclamou as mulheres a estarem juntas.
Estar ao lado das mulheres nessa luta é mais que uma necessidade, é um dever de toda a sociedade.
*Fonte: Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) 2014 a 2018.
** Fonte: Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)